Cemig publica edital para seleção de projetos desenvolvidos nas áreas do esporte e fundo do idoso

por adm publicado 09/03/2023 16h08, última modificação 09/03/2023 16h08
Fonte: CEMIG

 

Cemig publica edital para seleção de projetos desenvolvidos nas áreas do esporte e fundo do idoso 

Inscrições podem ser feitas até julho de 2023 

  

Projetos já aprovados por meio de leis de incentivo ao esporte e via Fundo do Idoso, que pretendem ser incentivados pela Cemig, podem se inscrever nos editais publicados pela Companhia. As chamadas públicas para a seleção dessas ações foram publicadas e receberão inscrições dos interessados até o dia 14 de julho de 2023. 

Para o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cláudio Bianchini, a abertura desses editais reafirma o compromisso da empresa na promoção da cidadania no estado. “A Companhia está comprometida em atuar, cada vez mais, como um dos mais importantes atores de investimento social em Minas Gerais, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural do estado, o fortalecimento do setor esportivo e o apoio à população idosa. A Cemig busca ampliar sua atuação para além da geração, transmissão e distribuição de energia, promovendo impactos positivos nas comunidades onde atua”, destacou.   

 

 

Cemig no esporte 

 

Os projetos aprovados e aptos à captação de recursos via Leis Federal e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte, que estejam direcionados à transformação e ao impacto social duradouro para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades, além daqueles dedicados à formação para o exercício da cidadania e à prática do lazer, podem se inscrever no edital da Cemig. Serão classificados projetos a serem executados em Minas Gerais, local de atuação da Companhia.  

As inscrições ficarão abertas até as 18h do dia 14/07/2023. As seleções serão realizadas trimestralmente em 2023. 

Mas atenção para as datas: Para a seleção do 1º, do 2º e do 3º trimestres, as datas limites de inscrição dos projetos são até as 18h do dia 13/01, 17/03 e 14/07, respectivamente. No entanto, vale destacar que cada projeto poderá ser cadastrado somente uma vez durante toda a vigência do edital.  

A inscrição é gratuita e deve ser feita no link disponível dentro do edital. A Cemig pretende realizar incentivos de até R$350 mil por projeto esportivo escolhido, dependendo da avaliação e da classificação de cada proposta nas etapas de seleção previstas no edital.   

Mais detalhes sobre as inscrições podem ser obtidos no site da Cemig, no endereço https://www.cemig.com.br/chamada-publica/01-2022-patrocinio-lei-federal-e-estadual-de-incentivo-ao-esporte/. Dúvidas sobre o edital e/ou formulário de inscrição podem ser enviadas para o e-mail: esporte@cemig.com.br 

 

Iniciativas para a população idosa  

 

Os projetos voltados à população idosa, devidamente aprovados nos Fundos Nacional, Estadual ou Municipal do Idoso, também podem pleitear destinação de incentivos da empresa. O edital de chamada pública já se encontra disponível para o receber propostas voltadas para esse público. 

O edital tem o objetivo destinar recursos para projetos relacionados à proteção, ao atendimento e à estruturação da rede de apoio à pessoa idosa em Minas Gerais, visando a ampliação e melhoria das ações voltadas a essa população. Empreendedorismo, geração de renda, diversidade, saúde, cultura e inclusão digital estão entre as características que serão priorizadas na classificação dos projetos. 

Somente serão considerados os projetos que tenham sido selecionados pelos respectivos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional do Idoso por processo de chamada pública, conforme previsto na Lei Federal 1.3019, de 31 de julho 2014 (MROSC). Além disso, os projetos devem possuir o certificado válido de autorização para captação concedido pelo respectivo Conselho e que estejam aptos a receberem recursos no ano vigente e/ou 2023 e autorizados pelo Conselho local como destinatários da doação. A quantidade de projetos selecionados e o valor a ser repassado a cada um dependerá da avaliação e da classificação de cada proposta nas etapas de seleção previstas no edital. 

Assim como no edital dos projetos esportivos, as inscrições ficarão abertas até as 18h do dia 14/07/2023. Em 2023, estão previstos três aportes trimestrais. Para a seleção do 1º, do 2º e dos 3º trimestres, as datas limites de inscrição dos projetos são até as 18h do dia 13/01, 17/03 e 14/07, respectivamente. No entanto, vale destacar que cada projeto poderá ser cadastrado somente uma vez durante toda a vigência do edital.  

Dúvidas sobre o edital e o formulário devem ser enviadas para o e-mail: idoso@cemig.com.br. Mais detalhes sobre as inscrições podem ser obtidos no site da Cemig, no endereço https://www.cemig.com.br/chamada-publica/cemig-lanca-edital-para-selecao-de-projetos-aprovados-via-fundo-do-idoso-edital-01-2022/